sábado, 8 de outubro de 2011

Frações 1 : simplificando

Ooi pessoal, uma das grandes dificuldades das pessoas são as frações. Geralmente quando vimos nos assustamos rs, e não sabemos o que fazer e por onde começar. Ela não é complicada, e você verá isso agora no Mais matemática. Bom, em relação às frações, primeiramente iremos entender a parte da simplificação e no outro post veremos as operações envolvendo frações.


Simplificação 


Toda fração (se possível), pode ser simplificada no numerador e  no denominador. Uma dica infalível na hora de simplificar é : Todo número par divide por dois , portanto, se o numerador e o denominador forem pares, automaticamente dividirão por 2, se não forem, você irá procurar um número comum que o numerador e o denominador dividem, esse número tem que ser o mesmo.


ex : 4/8  -  4 e 8 são pares, então você poderá simplificar por 2, ou seja, dividir o numerador e o denominador por 2, assim :


4:2 = 2    8:2 = 4   -  veremos então que 2 e 4 também são pares então simplicando de novo : 2:2 = 1   4:2 =2 , então chegaremos num ponto que não há mais formas de simplificar, portanto : 1/2


Dica 1 : Se você for doutor em tabuada rs, poderá perceber que 4 e 8 dividem por 4, dessa forma, chegaria no resultado mais facilmente. 


Dica 2 : Não haverá diferença em simplificar ou não, apenas o grau de dificuldade que mudará, pois quando você simplifica não precisará fazer aquelas contas enooooormes rs


outros exs : 3/9 = 1/3          12/27 = 4/9            100/5 = 20/1 ou somente 20


Dúvidas ? Pergunte sempre por favor! Abraços!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Desafio Semanal

Ooi pessoal, vai começar agora as postagens do Desafio Semanal. Bom, para vocês entenderem melhor como vai funcionar esses desafios, vou explicar : Eu irei primeiramente colocar o enunciado da questão, e mais abaixo, irei colocar a sua solução, porque como sabemos não adianta encher o blog de perguntas sem respostas, já que solucioná-los é o meu objetivo, rs. BOA SORTE nos 2 desafios!

Desafio 1 : O problema da idade

Meu pai possuí o triplo da idade do meu amigo que tem doze anos. Qual é a idade do meu pai?

Desafio 2 : Garoto esperto

Joãozinho é um menino esperto, ele gosta muito de ler, é por isso que ele quer comprar um livro que custa R$ 32,50. A cada semana seu pai lhe dá uma mesada de R$ 10,00. Ele sabe que terá de esperar quatro semanas para poder fazer a compra. Qual é o valor que ainda vai sobrar depois de comprar o livro?

Agora vamos às respostas dos desafios :

Desafio 1 - resoluçãoO problema da idade

Meu pai possuí o triplo da idade do meu amigo que tem doze anos. Qual é a idade do meu pai?

R : Se esse meu amigo tem 12 anos, meu pai terá, portanto, o triplo da idade dele, ou seja, 12

12.3 = 36 

A idade de meu pai é 36 anos!

Desafio 2 - resoluçãoGaroto esperto

Joãozinho é um menino esperto, ele gosta muito de ler, é por isso que ele quer comprar um livro que custa R$ 32,50. A cada semana seu pai lhe dá uma mesada de R$ 10,00. Ele sabe que terá de esperar quatro semanas para poder fazer a compra. Qual é o valor que ainda vai sobrar depois de comprar o livro?

R : O livro dele custa R$ 32,50. A cada semana ele recebe R$ 10,00, então em 4 semanas, ele receberá : 

10.4 = 40. 

Agora é só descobrir quanto irá sobrar, então basta subtrair : 

40,00 - 32,50 = 7,50 , ou seja, irá sobrar  R$ 7,50!

Bom gente, espero que tenham gostado. Não sei se perceberam, mais o grau de dificuldade desses problemas foram 0, aos poucos eu irei aumentar esses graus, para ficar mais desafiantes rs . Abraços!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Inaugurando!


Ooi pessoal, pra inaugurar bem o blog ''Mais matemática'', vou postar pra vocês 2 conteúdos tão simples para esclarecimento total, que estão super interligados : Potenciação e Raiz Quadrada!

Potenciação

Bom, para começar a compreender temos primeiramente que saber identificar cada ''parte'' da potência e suas funções!

ex : 3²  -  O número 3 é chamado de base, e tem a função de ser multiplicado. Ele é o ''filho'' rs, que obedece as regras do pai, que será o número pequenino, ou melhor, expoente. O expoente 2 indica que a base 3 será multiplicada duas vezes. Assim : 3² = 3.3 = 9 

Já tornando o expoente negativo, teremos algumas mudanças :

ex : 3-² = o sinal de menos apenas representa a inversão da base. Como sabemos todo número natural tem um denominador invisível : 1 . Então para inverter a base 3, ficará 1/3, e agora é só elevar a base 1/3 ao quadrado, ficará 1/9 .

Raiz Quadrada

A raiz Quadrada parece na maioria das vezes ser ''um bicho de 7 cabeças'' rs, mais não é! Se na potência, elevamos um número qualquer ao quadrado (exemplo 3² = 9), na raiz iremos fazer o contrário, ou seja, vamos descobrir qual número que elevado ao quadrado originou o número que está dentro do radical.

ex : √9 = 3   -  Raiz quadrada de 9 portanto é 3, pois 3² = 9

Bom gente, eu espero que vocês gostem do meu blog, e possam compreender com facilidade essa matéria tão interessante, espero também que vocês exponham as suas dúvidas e comentem, e assim que eu puder, vou respondê-los. Se estiverem precisando de uma ajuda em um conteúdo qualquer, que não seja acima do ensino fundamental, me mandem em forma de comentário e eu irei postar pra você sobre ele! Agradeço desde já! Abraços!